É um ícone da cidade de Lisboa. Não se pode estar cá sem se ir dar numa volta neste eléctrico tão turístico. Com início no Martim Moniz, termina em Campo de Ourique e passa por muitos monumentos e zonas emblemáticas. De seguida apresento o percurso do eléctrico 28 (na imagem pela objectiva de Arve Johnsencom todas as paragens, assinalando as mais importantes e aquilo que poderão ver em cada uma delas.

SUGESTÃO / DICA: Se quiser conhecer Lisboa a um preço acessível, sugerimos que compre o Lisboa Card. Há um cartão para 24h, 48h e 72h que permite uma circulação grátis no metro, autocarro, elétricos, elevadores e comboios (permitindo ir gratuitamente a Sintra e a Cascais). Leia todas as vantagens do Lisboa Card aqui e pode efetuar a compra AQUI de forma segura.

Com o Lisboa Card podem fazer o percurso completo saindo nas paragens importantes e apanhando depois outro eléctrico 28 para seguir o percurso. Assim podem entrar e sair quantas vezes quiserem. No caso das paragens assinaladas que são seguidas, poderão fazer o percurso a pé (caso das paragens Largo das Portas do Sol e Miradouro de Santa Luzia, que são duas paragens seguidas mas que distam de 3/4 minutos uma da outra). Para quem goste de andar, digamos que da Graça até à , é um percurso que se faz razoavelmente bem a pé, demorando cerca de 30 minutos, talvez nem tanto.

Alguma dúvida que tenham, disponham, seja por comentários aqui ou via email para teamlisboapt@gmail.com
  1. Martim Moniz
  2. Rua da Palma
  3. Igreja Anjos (saíndo nesta paragem, podem visitar a Igreja dos Anjos [imagens aqui] reconstruída em 1910 uma vez que provém de uma antiga Igreja que foi demolida em 1908, para facilitar a abertura da Avenida Almirante Reis (que liga a Rua da Palma ao Areeiro))
  4. Rua Maria Andrade
  5. Rua Maria Fonte
  6. Rua Angelina Vidal
  7. Sapadores
  8. Rua da Graça
  9. Graça (um dos bairros típicos de Lisboa e esta paragens é uma das mais importantes do 28. Aqui podem visitar o Miradouro da Graça e o Miradouro de Nossa Senhora do Monte) 
  10. Voz Operário
  11. Calçada de São Vicente (caso queiram ir à Feira da Ladra (mais informações aqui) - terças-feiras e sábados - é nesta paragem que devem sair. Dá também acesso à Igreja de São Vicente de Fora [imagens aqui], uma das mais importantes de Lisboa e que fica mesmo em frente à paragem. A uns 5 minutos, indo por uma rua estreita à esquerda da Igreja de São Vicente, encontra-se o Panteão Nacional [imagens aqui]
  12. Rua Escolas Gerais
  13. Largo das Portas do Sol (outro local de visita obrigatória, um miradouro onde pode beber um sumo numa esplanada e desfrutar da bonita vista sobre o Tejo e sobre o típico bairro de Alfama. Tem também vista para o Terminal de Cruzeiros de Lisboa, pelo quem sabe não se cruzará com um gigante dos mares)
  14. Miradouro de Santa Luzia (outro dos miradouros de Lisboa que embora tenha uma vista semelhante ao do Largo das Portas do Sol, tem uma igreja e uns painéis de azulejo no exterior dessa igreja muito bonitos)
  15. Limoeiro
  16.  (aqui fica a Sé Catedral de Lisboa, uma das mais importantes igrejas da cidade onde anualmente decorrem os casamentos de Santo António, no feriado de 13 de Junho)
  17. Rua da Conceição (paragem para dar um passeio pela Rua Augusta - uma das principais de Lisboa com inúmeros homens estátuas - e passear também pela Praça do Comércio)
  18. Largo Academia Nacional Belas Artes
  19. Rua Vitor Cordon / Rua Serpa Pinto
  20. Chiado (outro bairro mais moderno da cidade com muitas lojas de roupa, etc. Esta paragem fica próxima do café "A Brasileira" onde está a famosa estátua de Fernando Pessoa (mais informações aqui))
  21. Praça Luis Camões (outra praça importante da cidade que tem o nome devido à estátua aí instalada de Luís de Camões, poeta d'Os Lusíadas, e onde também se encontra o consulado do Brasil. Aqui também pode sair para passear pelas ruas do Bairro Alto, outro bairro muito conhecido pela animação nocturna)
  22. Calhariz (Bica) (paragem que dá acesso ao Ascensor da Bica, um dos ascensores muito típicos de Lisboa localizado no bairro da Bica, e a cerca de 5 minutos, o Miradouro de Santa Catarina)
  23. Santa Catarina
  24. Calçada do Combro
  25. Rua Poiais São Bento
  26. Rua de São Bento / Calçada da Estrela (aqui poderá ver a Assembleia da República, a casa da democracia Portuguesa)
  27. Calçada da Estrela / Rua Borges Carneiro
  28. Calçada da Estrela / Rua Dr. Teófilo Braga
  29. Estrela (Basílica) (esta paragem permite-lhe passear no Jardim da Estrela que ainda é grande e conta com vários lagos, fauna e flora e em frente, a Basílica da Estrela, antigo convento de freiras carmelitas com uma fachada imponente [imagens aqui])
  30. Estrela - Rua Domingos Sequeira
  31. Rua Domingos Sequeira
  32. Rua Saraiva Carvalho
  33. Igreja Santo Condestável (mais uma igreja que pode visitar, esta fica localizada no bairro de Campo de Ourique e é do estilo neogótico)
  34. Campo de Ourique (Prazeres)
Dica: Caso queira dar uma volta completa no eléctrico 28, é aconselhável apanhá-lo na última paragem (Campo de Ourique (Prazeres)), isto porque aí o eléctrico está vazio e consegue arranjar lugar sentado para desfrutar da viagem. As filas no Martim Moniz (primeira paragem) costumam ser grandes pelo que a probabilidade de conseguir lugar sentado é mais reduzida.