Eléctrico 28
É um ícone da cidade de Lisboa. Não se pode estar cá sem se ir dar numa volta neste eléctrico tão turístico. Com início no Martim Moniz, termina em Campo de Ourique e passa por muitos monumentos e zonas emblemáticas. De seguida apresento o percurso do eléctrico 28 (na imagem pela objectiva de Arve Johnsen) com todas as paragens, assinalando as mais importantes e aquilo que poderão ver em cada uma delas.
SUGESTÃO / DICA: Se quiser conhecer Lisboa a um preço acessível, sugerimos que compre o Lisboa Card. Há um cartão para 24h, 48h e 72h que permite uma circulação grátis no metro, autocarro, elétricos, elevadores e comboios (permitindo ir gratuitamente a Sintra e a Cascais). Leia todas as vantagens do Lisboa Card aqui e pode efetuar a compra AQUI de forma segura.
SUGESTÃO / DICA: Se quiser conhecer Lisboa a um preço acessível, sugerimos que compre o Lisboa Card. Há um cartão para 24h, 48h e 72h que permite uma circulação grátis no metro, autocarro, elétricos, elevadores e comboios (permitindo ir gratuitamente a Sintra e a Cascais). Leia todas as vantagens do Lisboa Card aqui e pode efetuar a compra AQUI de forma segura.
Com o Lisboa Card podem fazer o percurso completo saindo nas paragens importantes e apanhando depois outro eléctrico 28 para seguir o percurso. Assim podem entrar e sair quantas vezes quiserem. No caso das paragens assinaladas que são seguidas, poderão fazer o percurso a pé (caso das paragens Largo das Portas do Sol e Miradouro de Santa Luzia, que são duas paragens seguidas mas que distam de 3/4 minutos uma da outra). Para quem goste de andar, digamos que da Graça até à Sé, é um percurso que se faz razoavelmente bem a pé, demorando cerca de 30 minutos, talvez nem tanto.
Alguma dúvida que tenham, disponham, seja por comentários aqui ou via email para teamlisboapt@gmail.com .
- Martim Moniz
- Rua da Palma
- Igreja Anjos (saíndo nesta paragem, podem visitar a Igreja dos Anjos [imagens aqui] reconstruída em 1910 uma vez que provém de uma antiga Igreja que foi demolida em 1908, para facilitar a abertura da Avenida Almirante Reis (que liga a Rua da Palma ao Areeiro))
- Rua Maria Andrade
- Rua Maria Fonte
- Rua Angelina Vidal
- Sapadores
- Rua da Graça
- Graça (um dos bairros típicos de Lisboa e esta paragens é uma das mais importantes do 28. Aqui podem visitar o Miradouro da Graça e o Miradouro de Nossa Senhora do Monte)
- Voz Operário
- Calçada de São Vicente (caso queiram ir à Feira da Ladra (mais informações aqui) - terças-feiras e sábados - é nesta paragem que devem sair. Dá também acesso à Igreja de São Vicente de Fora [imagens aqui], uma das mais importantes de Lisboa e que fica mesmo em frente à paragem. A uns 5 minutos, indo por uma rua estreita à esquerda da Igreja de São Vicente, encontra-se o Panteão Nacional [imagens aqui])
- Rua Escolas Gerais
- Largo das Portas do Sol (outro local de visita obrigatória, um miradouro onde pode beber um sumo numa esplanada e desfrutar da bonita vista sobre o Tejo e sobre o típico bairro de Alfama. Tem também vista para o Terminal de Cruzeiros de Lisboa, pelo quem sabe não se cruzará com um gigante dos mares)
- Miradouro de Santa Luzia (outro dos miradouros de Lisboa que embora tenha uma vista semelhante ao do Largo das Portas do Sol, tem uma igreja e uns painéis de azulejo no exterior dessa igreja muito bonitos)
- Limoeiro
- Sé (aqui fica a Sé Catedral de Lisboa, uma das mais importantes igrejas da cidade onde anualmente decorrem os casamentos de Santo António, no feriado de 13 de Junho)
- Rua da Conceição (paragem para dar um passeio pela Rua Augusta - uma das principais de Lisboa com inúmeros homens estátuas - e passear também pela Praça do Comércio)
- Largo Academia Nacional Belas Artes
- Rua Vitor Cordon / Rua Serpa Pinto
- Chiado (outro bairro mais moderno da cidade com muitas lojas de roupa, etc. Esta paragem fica próxima do café "A Brasileira" onde está a famosa estátua de Fernando Pessoa (mais informações aqui))
- Praça Luis Camões (outra praça importante da cidade que tem o nome devido à estátua aí instalada de Luís de Camões, poeta d'Os Lusíadas, e onde também se encontra o consulado do Brasil. Aqui também pode sair para passear pelas ruas do Bairro Alto, outro bairro muito conhecido pela animação nocturna)
- Calhariz (Bica) (paragem que dá acesso ao Ascensor da Bica, um dos ascensores muito típicos de Lisboa localizado no bairro da Bica, e a cerca de 5 minutos, o Miradouro de Santa Catarina)
- Santa Catarina
- Calçada do Combro
- Rua Poiais São Bento
- Rua de São Bento / Calçada da Estrela (aqui poderá ver a Assembleia da República, a casa da democracia Portuguesa)
- Calçada da Estrela / Rua Borges Carneiro
- Calçada da Estrela / Rua Dr. Teófilo Braga
- Estrela (Basílica) (esta paragem permite-lhe passear no Jardim da Estrela que ainda é grande e conta com vários lagos, fauna e flora e em frente, a Basílica da Estrela, antigo convento de freiras carmelitas com uma fachada imponente [imagens aqui])
- Estrela - Rua Domingos Sequeira
- Rua Domingos Sequeira
- Rua Saraiva Carvalho
- Igreja Santo Condestável (mais uma igreja que pode visitar, esta fica localizada no bairro de Campo de Ourique e é do estilo neogótico)
- Campo de Ourique (Prazeres)
Dica: Caso queira dar uma volta completa no eléctrico 28, é aconselhável apanhá-lo na última paragem (Campo de Ourique (Prazeres)), isto porque aí o eléctrico está vazio e consegue arranjar lugar sentado para desfrutar da viagem. As filas no Martim Moniz (primeira paragem) costumam ser grandes pelo que a probabilidade de conseguir lugar sentado é mais reduzida.
0 Comentários